terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dragões- Origem e mitologia



  • Origem
Para falarmos de dragões temos que entender de onde vieram e como surgiram.O termo Dragão quer dizer ser reptiliano(escamamoso) de grande porte que possiui garras e asas.

A mitologia draconiana surgiu a partir da descoberta de fósseis. Povos da antiguidade de achavam esses fósseis, não tinham conhecimento sobre o que poderia ser aquilo, ou a que criatura pertenceu aquilo.

Como no passado o mito era o que regia as ideias e o saber das pessoas, logo começaram a surgir histórias e lendas sobre essas criaturas. Muitas vezes, muitas dessas histórias serviam apenas para afastar curiosos e incheridos de um certo local(como muitas outras histórias e lendas).

Como já dito, as histórias sobre dragões começaram a surgir a partir da descoberta dos fósseis. A razão de de hoje em dia termos vários tipos de dragões foi por conta da ideia que cada região teve para aqueles ossos.

Usando os exemplos mais comuns, temos os dragões europeus e chineses que possuem grandes divergências por conta da ideia e do mito criado.


Dragão Europeu
Dragão Chines

Como podemos observar, enquanto o dragão europeu é quadrupede e tem um par de asas, o dragão chinês tem o formato de uma serpente, apresenta quatro patas, não apresentam asas mas ainda sim podem voar.

Mas apesar dessas diferenças todos os povos tinham uma ideia em comum da vigura draconiana. Então, como chegaram nessa figura em comum? Simples, da mesma forma que os criaram. A aparição de fósseis com dentes e garras afiadas mais fósseis com asas e com escamas resultaram na criatura que conhecemos hoje. Claro, alguns tiveram modificaçoes, como o dragão chines que não apresenta asas.







Outra curiosidade legal é a respeito da lenda dos dragões que protegem tesouros e joias. Esse mito surgiu também pelas ossadas encontradas, mas a diferenças é que nos ossos achados tinham gemes, joias formadas entre os espaços do esqueleto do suposto dragão. Sendo assim, houve a associação entre ouro e joias preciosas com dragões. 



Os dragões, tem muitos significados dependendo de onde eles foram criados. De modo geral, em todos os povos e noções, tirando os chineses, os dragões tem o significado de caos e destruição, por serem seres grandes, fortes e irracionais. Enquanto que no oriente, ele tem outro significado, ele é realacionado a força, fertilidade e água por acreditarem que eram seres que controlavam o clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário